(81)9.8341-2991 nelio@inovandoconsultoria.com.br

Treinamentos podem transformar grupos em Equipes de Sucesso?

download equipe

Precisamos entender a diferença;

GRUPO  X   EQUIPE:

No grupo podemos encontrar diversos problemas, como por exemplo, as divergências em relação ao mesmo processo de trabalho ou as diferenças dos valores pessoais de cada um, gerando conflitos, que acabam sendo manifestados no ambiente de trabalho, tornando as pessoas falsas, fingindo ser o que não são e principalmente, dizendo dar conta de um trabalho que não podem realizar sozinhas.

Nos trabalhos em grupo, os líderes estão afastados, distantes dos colaboradores, surgem apenas para dar ordens ou broncas, quando um grande problema aparece.

Destacamos que o ambiente “individualista” de um grupo de trabalho pode prejudicar e até desmotivar o “bom colaborador” que naturalmente apresenta habilidades, atitudes e conhecimentos desejados para um trabalho em equipe.

O treinamento organizacional possibilita conhecimentos teóricos e práticos para influenciar diretamente o comportamento do colaborador, utilizando ferramentas e exemplos do próprio ambiente de trabalho. Segundo nosso Consultor de Gestão Estratégica, Nélio Fonsêca:  ” Time que não treina, não faz gol, fica apenas na defesa”.

Alerta sobre a importância dos treinamentos para as empresas.

Na equipe que é completamente diferente do grupo os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bastante definidas e uma série de fatores positivos, como processos, criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, colocando-se um no lugar do outro para ajudar e assim alcançar os objetivos gerais.

Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas, raramente existem fofocas. A colaboração entre os membros é invejável, todos trabalham juntos, em busca de bons resultados para todos, como em um time não buscam se destacar sozinhos e sim o conjunto.

Os líderes encontram-se presentes a todo o momento ensinando e acompanhando, atuam próximos a equipe, em conjunto com os membros, interagindo e prevenindo dentro do planejamento, possíveis problemas. Não precisam dar ordens ou agir rudemente, são suficientemente seguros e não se sentem ameaçados pelos integrantes.

Quando um resultado é positivo, todos comemoram, e todos recebem mérito, não apenas um. O feedback é constantemente utilizado e todos aceitam como uma técnica de melhoria para todos. Líderes dão e recebem feedback, como qualquer membro da equipe seja por meio de ferramentas como a matriz F.O.F.A. também conhecida como analise SWOT ou nas reuniões de acompanhamento de desempenho.

A equipe de trabalho unida onde cada colaborador sabe o seu papel no trabalho, agindo de forma integrada onde podemos comparar com uma grande “orquestra sinfônica” na qual a “música perfeita” são os bons resultados para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>